© 2018 por Bureau de Comunicação  e criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W

 Sobre o Licença Poética

"Licença Poética" é um documentário que está em curso pela Ipê Produções em parceria com o Instituto Viva a Cidade - IVC e apoiado pelo Clube de Oratória e Liderança - COL.

Trata-se de um curta-metragem, com 25 minutos de duração, sobre o tema Literatura em Cárceres que tem como pano de fundo o Projeto de Leitura e Remição de Pena em prática desde 2013 no Complexo Prisional de Joinville. 

O projeto contribui para a META 4 do Plano Municipal de Cultura oferecendo à comunidade de Joinville uma obra cinematográfica que aborda um tema complexo e que, com certeza, provocará na mesma indagações e reflexões.

Objetivos

Licença Poética quer discutir o papel da literatura com homens e mulheres que estão cumprindo pena no Complexo Prisional de Joinville e que tornaram-se leitores literários, além de apresentar à comunidade joinvilense e brasileira o projeto de Remição de Pena pela leitura literária como uma forma de humanizar os presídios e promover a formação de leitores nos mesmos. Pretende também apresentar quais mudanças a prática de leitura literária provocou ou não nos detentos em questão e o olhar do juiz João Marcos Buch e dos diretores do Presídio Regional e da Penitenciária Industrial com relação à projetos desta natureza.

Contrapartida Social

Além da participação em festivais nacionais e internacionais o projeto prevê, como contrapartida social, que todas as exibições do Filme em Joinville serão gratuitas. Também serão doados DVDs para o Centro de Direitos Humanos de Joinville (CDH Joinville) e Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos de Joinville (IDDH Joinville) com amplos direitos concedidos pelos diretores de exibição do filme em eventos relacionados ao tema em Congressos e Seminários nacionais referente ao tema. Os diretores ainda se colocarão à disposição das Universidades e Escolas de Ensino Médio de Joinville para exibição do filme com debate com os estudantes.


Ficha Técnica do Licença Poética
Roteiristas: Ilaine Melo e Altamir Andrade
Diretora: Ilaine Melo
Diretor de Fotografia: Fabrício Porto
Trilha Sonora: Lausivan Correa
Produtor Executivo: Altamir Andrade 
Montagem: Julium Schramm
Difusão do Filme: Ivan Melo
Produção: Ipê Produções

Este projeto está alinhado com os ODS da ONU

√ Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, um plano de ação global adotado durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015.
√ Os ODS, a serem implementados de 2016 a 2030, surgem aproveitando o impulso gerado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e firmam-se como uma agenda de desenvolvimento audaciosa, constituindo um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.
√ Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal.

Sobre o Simdec 2016

√ Dos 224 projetos inscritos no Concurso de Apoio à Cultura do Edital 001/2016 da Secult - Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, 79 foram aprovados. 

√ O valor, referente ao orçamento de 2016, é de R$ 2,13 milhões.

√ Cada proponente poderia apresentar, no máximo, dois projetos. O IVC teve 100% deste aproveitamento.

√ O projeto Licença Poética foi contemplado com R$ 51.500,00.

√ Os membros da Comissão Julgadora de Audiovisual foram:

- Luiz Roberto de Andrade Marchesini

- Tati Lourenço da Costa

- Tissiana dos Santos Carvalhedo

O projeto "Licença Poética" conquistou a maior nota de avaliação na disputa do edital do Simdec 2016 (8,05) no audiovisual.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now